quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dez Passos Para Uma Vida Espiritual Saudável

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”
Efésios 2.8,9

Conversando com um amigo sobre dependência de drogas e de como os dependentes químicos devem se conscientizar de que são de fato dependentes e não meros usuários, na hora fiz uma analogia: assim é com o pecado.
Enquanto a pessoa não se conscientiza de que ela é pecadora em essência, e não por que de vez em quando comete pecados, ela não entende a necessidade de Jesus Cristo em sua vida.
Assim, baseado nos doze passos para deixar a dependência química, escrevi os dez passos para conscientização do pecado e da aceitação de Jesus em nossas vidas.
Não é nenhuma receita milagrosa, mas serve como base de reflexões úteis para nossa vida espiritual:

Os Dez Passos são:
1. Admitimos que somos impotentes perante nossos pecados, e por mais que queiramos não temos domínio sobre nossas vidas, pois nem sempre fazemos o bem que queremos e evitámos o mal que nos repugna.
2. Por isso a necessidade de Jesus Cristo, pois somente Ele pode nos devolver a paz de espírito, por sabermos que através dEle estamos reconciliados com o Pai. Com o auxílio do Espírito Santo, e sabendo que já estamos reconciliados com Deus, podemos fazer um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
3. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas – somos pecadores e só somos salvos pela Graça de Deus.
4. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus remova todos esses defeitos de caráter.
5. Humildemente rogamos a Ele que nos livre de nossas imperfeições.
6. Fazendo uma relação de todas as pessoas que prejudicamos, nos dispomos a reparar os danos a elas causados conforme ensinou Jesus.
7. Fazemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo signifique prejudicá-las ou a outrem.
8. Com a ação contínua do Espírito Santo, continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estamos errados, nós o admitimos prontamente.
9. Procuramos, através da oração, estabelecer um contato consciente com Deus, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
10. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a Jesus Cristo, procuramos transmitir essa Boa Nova a todos os homens de todas as nações, e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.

Que a Graça de Deus Pai no ilumine através da grandiosa obra de Jesus Cristo.

Graça e Paz
André Saboia
21/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário